A Rumo Logística deve iniciar as obras de construção de uma ferrovia de 730 quilômetros em Mato Grosso, com investimento que pode chegar a R$ 15 bilhões, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. O novo eixo deve servir para escoar demanda do agro mato-grossense.
Deve cortar 16 municípios do estado, terá 22 pontes, 21 viadutos, 2 quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes. Consumirá 1,4 milhão de dormentes e 108 mil toneladas de trilhos.
A primeira fase da construção do eixo ferroviário, que começará ainda este ano, deverá ser concluída em três anos, ligará Rondonópolis a Campo Verde e terá 211 quilômetros. No trecho, o investimento ficará entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. Segundo o texto, serão dois trechos, ambos a partir de Rondonópolis, ligando a Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
“É a oportunidade de levar todo esse desenvolvimento para o interior do Brasil. Você descentralizar, como é nos países desenvolvidos, [você leva] o desenvolvimento e a geração de empregos. Estamos falando de mais de 200 mil empregos, 100 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, só nesse primeiro momento. Então você conseguir gerar esses empregos no interior é muito bom, porque o agronegócio brasileiro emprega hoje mais de 20 milhões de pessoas”, disse João Alberto Abreu, presidente da Rumo.