Durante visita especial do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entre Luz e Paranapiacaba, onde foram apresentados carros adicionais, Luiz Otávio, Chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM, falou sobre a adição de novos roteiros no serviço.
Durante conversa com jornalistas, Luiz respondeu a pergunta sobre ampliação do atendimento para outras localidades, e informou que há pedidos mas que são necessários estudos. Não há também prazos concretos para as extensões.
“Temos que viabilizar operacionalmente, não é uma coisa simples. Existem pedidos e propostas para a gente estudar. Já chegaram a comentar em Guararema, depois temos Sabaúna. Já chegaram a comentar também para o Vale do Paraíba, então existem possibilidades, mas tudo depende de um estudo e não é simples implantar da noite para o dia.” – disse Luiz
Foi estudado ara Campos do Jordão
O serviço parte da Luz com três roteiros diferentes: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. A extensão do trem não é nova e já foi cogitada tempos atrás.
Um atendimento de trem turístico partindo da Luz em direção a Campos do Jordão, ou então Aparecida do Norte. Os dois destinos já tiveram no radar da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM para integrar à lista de trajetos de seu serviço turístico. Além disso, era cogitado uma outra linha para São Roque. É o que foi publicado no Jornal Folha de São Paulo de 2011.
Da Luz até Campos do Jordão seriam 207 km, e quase sete horas de duração só na ida. O chamado Trem da Montanha seria a mais longa linha ferroviária de passageiros do Estado de São Paulo.
Já para Aparecida do Norte, seriam 180 km, apelidado na época de Trens do Romeiros. E por fim, o Trem do Vinho, da Luz para São Roque, em uma viagem de 66 km.
O trecho Luz e Campos do Jordão estava previsto uma troca de trens, em Pindamonhangaba, uma composição elétrica, que faz a subida da serra da Mantiqueira até o Capivari, centro da badalação da estância, já que a bitola dos dois trechos são diferentes.