A entrega das obras de acessibilidade das estações Utinga e São Caetano, na Linha 10-Turquesa, devem ser concluídas ainda neste ano. Já as intervenções em sanitários e apoio operacional , de acordo com o último relatório de empreendimentos da operadora, datado do mês de novembro, devem ser concluídas em 2023.
O documento cita que as intervenções devem “promover acesso de forma segura às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio de trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado.” “Obras de remodelação da estação para atender as Normas de Acessibilidade NBR9050 e ambiente de trabalho NBR18, com instalação de elevadores, criação de rota acessível desde o entorno da estação até o embarque ao trem com rampas de acesso, rotas táteis, sinalização, sistema de solicitação de auxílio, sanitários públicos adequados e cobertura das plataformas”.
No caso de Utinga, a plataforma no sentido Jundiaí segue interditada, e o usuário que deseja desembarcar, deve seguir até São Caetano, e retornar no sentido oposto.
Pátio Mauá
Ainda em 2023 é previsto a “operacionalização” do Pátio Mauá. Segundo o documento o local está situado entre as estações Capuava e Mauá na Linha 10 – Turquesa. “As obras e intervenções possibilitarão elevar a capacidade de estacionamento dos trens, permitirão a limpeza das composições e garantirão a segurança do complexo, além de suprir a alimentação de energia do pátio sem que haja a interferência com as linhas principais da ferrovia.”