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Trem de Carga Trens Urbanos

Entenda a segregação de trens de carga e de passageiro na Grande SP

Na semana passada, um acordo de cooperação técnica assinado pelo Ministério da Infraestrutura com o governo de São Paulo viabiliza a construção e a operação do trem intercidades, entre as cidades de São Paulo e Campinas.

De acordo a pasta, o documento torna possível a segregação das linhas de carga e de passageiro, atualmente compartilhadas entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística.

Na pratica, um grande trecho da malha ferroviária na Região Metropolitana de São Paulo deve ter a separação dos trilhos dedicados para o transporte de passageiros e de cargas. O trecho abriga a operação das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, e sua separação viabiliza a introdução do serviço expresso entre Barra Funda e Campinas.

De acordo com comunicado do Minfra, o transporte de cargas sob responsabilidade da MRS, concessionária da Malha Sudeste, contempla os seguintes projetos:

  • segregação entre a Água Branca e Jundiaí;
  • segregação entre o Brás e Rio Grande da Serra (SP);
  • adequações do trecho central compartilhado, entre a Água Branca e o Brás.

Neste último trecho, por limitações físicas, não será possível a separação dos trilhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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