Com a operação do novo sistema de sinalização, o CBTC (Communications-Based Train Control) na Linha 1-Azul em dias da semana, a operadora fez alguns ajustes na frota. Trens que operam na linha 2-Verde tem sido vistos na antiga norte-sul. Um exemplo é o I18.
E de acordo com registro de Bruno Silva do Canal Trilhos que Movem SP, a composição J29 passou a prestar serviços na ligação metroviária que liga o Tucuruvi ao Jabaquara:
CBTC na Linha 3
O novo sistema de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, deve ser usado na Linha 3-Vermelha apenas em 2023, de acordo com declarações do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais.
“Também investimos na melhoria dos sistema de sinalização/controle dos trens. Esse sistema, chamado CBTC, permite injetar mais trens na via e consequentemente a redução do intervalo entre os trens. O sistema foi implantado na linha 2, estamos concluindo linha 1 e no próximo ano concluiremos a implantação na linha 3.” – disse o presidente da estatal.