O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em entrevista a TV Globo, informou que não deve subir a tarifa no transporte metropolitanos, que engloba Metrô, trens da CPTM e operadora pela iniciativa privada, além das linhas intermunicipais. No caso do transporte sobre trilhos, a passageira ou passageiro paga hoje R$ 4,40.
Outra promessa do ex-ministro do governo Bolsonaro é a implantação de uma espécie de bilhete único, que seria aceito tanto nos ônibus municipais de São Paulo, sistema sobre trilhos e em linhas gerenciadas pela EMTU.
Nas palavras de Tarcísio, poderá ocorrer aumento no subsídio às empresas operadoras para custear o desconto na integração.
“Estamos estudando a ampliação do bilhete único metropolitanos. Nós temos hoje o bilhete único pegando aqui o ônibus na cidade de São Paulo, pegando ai o Metrô, pegando a CPTM. A gente quer estender isso para a EMTU. Já fizemos as contas. A gente já sabe quanto é que isso custa, e quanto a gente tem que aportar de subsídio para que aquelas pessoas que moram mais longe, paguem menos.” – afirmou.