Portugal anunciou planos de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto, valendo 4,5 mil milhões de euros, no plano nacional de investimento PNI 2030. O projeto foi anunciado pelo primeiro-ministro António Costa.
O objetivo do trem rápido é promover a transferência modal de estradas e aviação, reduzindo os tempos de viagem entre as duas principais cidades do país, bem como para outros destinos, e descongestionando o principal corredor ferroviário de Portugal.
Atualmente, circulam 730 trens por dia em trechos da linha principal Lisboa – Porto, com 336 km, representando 44% de todos os comboios em Portugal e 92% dos movimentos de mercadorias. São 25 trens de passageiros por dia entre as duas cidades, e a nova linha permitiria um aumento para 77.
O projeto seria dividido em três fases, sendo a primeira que abrangeria os 143 km entre Porto e Soure, que foi priorizado por ser o eixo mais congestionado do percurso existente.
As estimativas de custo são em torno de € 2,95 bilhões, dos quais € 1 bilhão virão de fontes da UE. Os concursos deverão ser abertos no primeiro semestre de 2023, com início dos trabalhos em 2024 para conclusão em 2028, altura em que os tempos de viagem Porto – Lisboa serão reduzidos para 1 h 59 min.