Priscila Jardim de Oliveira tinha um sonho, assim como muitos que consomem o conteúdo de mobilidade urbana: conhecer a operação dos trens metropolitanos.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 atendeu ao pedido da passageira e a levou para conhecer a operação das linha 8-Diamante, que liga as estações Júlio Prestes, Itapevi e Amador Bueno e 9-Esmeralda, entre Osasco e Mendes-Vila Natal.
O passeio partiu da estação Osasco, e Priscila foi até a estação Pinheiros na cabine do operador. “É muito mais do que eu esperava. Aumentou ainda mais meu desejo de ser operadora de trens. Foi uma experiência incrível”, afirmou.
Junto com ela, outras duas mulheres: uma supervisora e uma operadora de trens, em uma profissão majoritariamente ocupada por homens.
Mas a viagem nos trilhos não começou agora. Seu avô, Jacinto, que era chefe da estação de trens em Campinas (SP) da antiga Fepasa (Ferrovia Paulista), e de certa forma influenciou a neta. “O que mais me chama atenção em um trem é o motor de tração porque gosto de admirar a paisagem. Quando eu vejo o trem chegando na plataforma, já fico emocionada”.
Priscila não se contentou apenas com a viagem. “Meu maior sonho é ser maquinista. Eu ainda vou realizar, não importa quanto tempo leve”, afirmou.
comentários