O Metrô de São Paulo selecionou a INA Serviços Técnicos, para execução de obras para construção de um novo acesso na estação Paulista, por um valor de R$ 2,55 milhões. A nova entrada para a Linha 4-Amarela será na rua Bela Cintra, 1.032, que fica paralela à Rua da Consolação, que por sua vez é o acesso principal do ponto de embarque.
Apesar da Linha 4 ser operada pela iniciativa privada, as obras estão a cargo da estatal. A parada faz conexão com a Linha 2-Verde, por meio da estação Consolação.
O novo acesso deve aliviar as entradas principais das duas estações, que são bastante movimentadas no pico, sobretudo a da Linha 2-Verde, onde é comum ver filas antes dos bloqueios.
Novo túnel
Em paralelo, a empresa selecionou o Consórcio Alphageos-PCO, formado pela Alphageos Tecnologia aplicada S/A e PCP Engenharia e Comercio LTDA, para execução de serviços de instrumentação geotécnica de obras civis do túnel de conexão complementar entre as duas estações.
Em abril de 2022, a operadora acabou relançando a licitação para construção de um novo túnel entre as estações após fracasso na concorrência. A licitação lançada no ano passado foi fracassada, depois que duas empresas foram consideradas inabilitadas.
O intercâmbio entre os dois pontos de embarque é bastante movimentado no horário de pico, e atualmente apenas é feito por apenas uma passagem, aberta em 2010 com a inauguração da linha amarela.
Em 2021, nas tentativas de contratação, a empresa previa entregar o espaço em 2024.