Em abril desse ano, o Governo do Estado de São Paulo anunciava a nova estação Rio Grande da Serra, terminal da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Sem prazo para obras, a nova parada será viabilizada com a segregação da via férrea de carga. Haverá separação entre composições cargueiras e passageiros desde Paranapiacaba até a malha operacional da CPTM.
De acordo com o presidente da CPTM, Pedro Moro, em postagem em rede social, a execução do projeto básico está em andamento. Ele divulgou projeções da nova parada:
“A construção de uma nova estação é fundamental para permitir a segregação das vias para passagem do trem de carga e outra para o trem de passageiros. A característica da atual estação, que é tombada pelo patrimônio histórico, não permite modificações tão complexas, por isso a nova construção, em um novo local, vai solucionar esta questão em benefício da cidade e de projetos futuros.”
O projeto está sendo realizado pela MRS Logística, com acompanhamento pelas equipes técnicas da CPTM, que será responsável pelas obras.
A nova parada ainda será integrada com o Terminal Rodoviário Municipal, com elevadores, sanitários acessíveis, rota tátil, escadas rolantes, salas operacionais e área para exploração comercial.