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Recordar é viver

Há 50 anos, tatuzão escavava a primeira linha do Metrô de São Paulo

Há cinquenta anos, o Metrô de São Paulo iniciava os trabalhos de escavação do trecho da futura Linha Norte-Sul sob o Centro de São Paulo utilizando tuneladoras SHIELD. Os trabalhos começaram em 17 de outubro de 1972, e segundo comunicado da empresa, nesta época os bem-humorados paulistanos apelidaram de Tatuzão.

Foram 2.620 metros de túneis escavados com quatro maquinas que tinham roda de corte de 6,20m de diâmetro. Um deles partiu do poço de serviço Prestes Maia em direção à futura estação Luz. O poço de serviço Prestes Maia, nas proximidades número 400 desta avenida, foi o ponto de partida das quatro máquinas shields, duas Calweld, de fabricação americana, e duas Bade, de fabricação alemã, que construíram os túneis de passagens de trens sob o Centro Histórico e financeiro da Capital.

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As máquinas americanas escavaram sob o leito da Avenida Prestes Maia em direção à futura estação Luz, onde foram arrastadas para prosseguir as escavações até o poço de obras da Avenida Tiradentes, ao lado da Pinacoteca. As máquinas alemãs partiram do Poço Prestes Maia em direção à futura estação São Bento, onde foram arrastadas para as escavações sob o leito da Rua Boa Vista, em direção à futura estação Sé, e depois para poço Largo Sete de Setembro, na Praça João Mendes.

Todo esse trabalho durou dois anos e nenhum incidente foi registrado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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