O projeto do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas, deve ter seu seu pedido de Licença Prévia e a laboração do estudo EIA e Rima, apreciado pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Com promessa de lançamento de uma concorrência pública na atual gestão Doria/Rodrigo Garcia, o plano foi frustrado quando a administração estadual teve que aguardar a renovação da concessão entre o governo federal e a MRS. Com este o contrato renovado, o Estado ainda aguarda todas os convênios para implantação do serviço de passageiro.
Mas nesse meio tempo, Garcia não conseguiu se reeleger, o que abre margem para uma eventual revisão do projeto pela próxima gestão, que deve ser ocupada por Fernando Haddad ou Tarcísio de Freitas.
O plano prevê um trem de dois andares expresso que fará a ligação entre a Barra Funda – Jundiaí – Campinas, além da extensão do serviço parador entre Francisco Morato e Campinas, ampliando o atendimento de trem metropolitanos entre as cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.