Metrô SP

Desapropriações para Linha 2 até Guarulhos terminam em 2023

O Metrô de São Paulo espera concluir as desapropriações da extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos no ano que vem, de acordo com declarações do presidente da estatal, Silvani Pereira, em suas redes sociais.

O trecho corresponde da Penha até a futura estação Dutra ao lado do Shopping Internacional, além do Pátio Paulo Freire.

Segundo declarações de Silvani, o trecho teve agora 23% das áreas desocupadas. A operadora planeja que em 2026, as obras estejam em curso no trecho entre a Penha e a Dutra, com 6km de extensão e 5 estações e pátio de manobras: Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.

Divulgação

Obras até a Penha

Em 2019, a atual gestão retomou o processo de implantação da Linha 2 da Vila Prudente até a Penha, com previsão de entrega, de acordo com os últimos relatórios de empreendimentos da empresa, para 2026.

No ano que vem é esperado que o tatuzão passe a escavar os túneis, em dois trechos. Primeiro do Complexo Rapadura até a Vila Prudente, e depois, da Penha até de volta ao  Complexo Rapadura.

Em maio, o Metrô de São Paulo informou que encomendou a máquina Shield, popularmente conhecido como Tatuzã. O maquinário será fabricado na China, chegará ao Brasil em meados de 2023 para ser montado e iniciar os trabalhos.

O tatuzão foi adquirido da empresa China Railway Engineering Equipament Group Co. – CREG, através do Consórcio Linha 2 Verde. O equipamento terá aproximadamente 100 metros de comprimento, com roda de corte de 11,65 metros de diâmetro – maior que as rodas de corte usados pelo Metrô na construção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que tinham 9,41m e 10,58m respectivamente. Esse tamanho da roda de corte determina a medida do túnel que será construído, que vai ter cerca de 12m de diâmetro ao longo dos cerca de 8 km de extensão entre o VSE Falchi Gianini (após a estação Vila Prudente) e a Estação Penha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus