A Metrofor informou em um comunicado como é feita a manutenção do ar condicionado nos trens. Segundo a empresa, as manutenções programadas acontecem preventivamente a cada 1, 2, 4 e 8 meses. “Se algum equipamento sofrer dano ou apresentar defeito antes desses prazos, é realizada uma manutenção corretiva imediatamente, para garantir o funcionamento.”
De acordo com a nota, a cada 30 dias são trocados os filtros que limpam o ar, além da realização de uma limpeza geral das peças, check-up nas tubulações, e testes de 30 minutos de funcionamento, no qual se coletam dados – e possíveis problemas são rastreados e sanados.
Em dois meses, repete-se os procedimentos, e acrescenta-se a limpeza das baterias evaporadoras – local onde circula o ar gelado. As baterias são esterilizadas com produtos especiais, garantindo ar de qualidade no interior dos vagões.
Já a cada quatro meses, a manutenção é ainda mais profunda, e além de incluir todo o serviço das etapas anteriores, engloba também a limpeza das peças eletrônicas (placas e circuitos).