O Supremo Tribunal Federal está analisando uma ação que aponta inconstitucionalidade da prorrogação do contrato com a Metra, atual Next Mobilidade, sobre a operação do corredor de trólebus do Grande ABC, linhas metropolitanas na região, além da construção e operação do BRT ABC.
Este último, foi anunciado no lugar do projeto da Linha 18-Bronze do Metrô, em forma de monotrilho. O futuro corredor de ônibus é mais barato que o cancelado eixo metroviário, mas é mais lento além de ser desconectado no ponto de vista da tarifa, na malha metroferroviária com mais de 300 km na Região Metropolitana de São Paulo.
O Via Trolebus fez um comparativo entre os dois modais, com dados dos dois projetos:
Demanda
BRT: 170 mil por dia | Linha 18-Bronze: 340 mil por dia.
A demanda estimada pelo Metrô após pesquisa Origem-Destino, de acordo com estudos ambientais apresentados pela operadora.
Percurso
BRT (Modalidade Expressa): 40 minutos | Linha 18-Bronze: 26 minutos
O passageiro que utilizaria o monotrilho entre São Bernardo do Campo e São Paulo, gastaria 14 minutos a menos que na utilização do corredor de ônibus. Em um trajeto ida e volta, seriam 26 minutos de economia por dia.
Intervalo
BRT (Modalidade Semi-expressa): 3 minutos | Linha 18-Bronze: até 90 segundos (com base na Linha 15-Prata).
A Linha 15 utiliza a tecnologia CBTC, que seria usada na Linha 18, que permite os intervalos baixos.
Velocidade média:
BRT (Modalidade Expressa): 25 km/h | Linha 18-Bronze: 35 km/h.
Este item comparativo explica o motivo do monotrilho ser mais rápido que o BRT.
Custo
BRT: R$ 858.00 | Linha 18-Bronze: R$ 2,5 bilhões segundo site Metrô/CPTM
Neste item, o projeto do BRT tem vantagem, mas há no entanto multa pelo cancelamento da PPP cobrada pela concessionária, em torno de R$ 1,3 bilhões segundo site Metrô/CPTM.
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