Cidades da Europa pedem à União Europeia a obrigatoriedade de aquisição apenas por ônibus elétricos a partir do ano de 2027.
“Crucialmente, pedimos à Comissão que proponha uma meta para que todas as novas vendas de ônibus urbanos sejam de emissão zero a partir de 2027 ”, diz o comunicado conjunto que representa ao menos 11 cidades, como Barcelona, Cluj-Napoca, Copenhaga, Hamburgo, Málaga, Milão, Palma, Paris, Roterdão, Sevilha e Valência.
A carta é assinada também por uma série de organizações, como C40, Campanha Cidades Limpas e Cidades Energéticas.
O grupo teme pela falta de oferta dos coletivos. “Sem ação a nível da UE, a procura de ônibus urbanos com emissões zero não será correspondida pela oferta. Isso comprometeria os compromissos das principais cidades e exporia os cidadãos da UE à poluição do ar por mais tempo. Restringidas pela falta de disponibilidade ou preços muito altos devido à oferta insuficiente de ônibus com emissão zero, as cidades serão forçadas a continuar comprando ônibus com motor a combustão. É por isso que nós – cidades, organizações da sociedade civil e outras partes interessadas – pedimos à Comissão Europeia que inclua uma meta de vendas para todos os novos ônibus urbanos de emissão zero até 2027 em sua próxima proposta”.