O uso da via férrea e devida separação entre vias de passageiros e cargas no trecho entre São Paulo e Campinas, foi autorizado por meio de um acordo entre o governo de São Paulo e a Rumo Logística.
Com o acordo, a concessionária reconhece a necessidade do uso da via para viabilizar o Trem de passageiros entre as duas cidades.
Mas o anúncio não coloca fim a um impasse que impede o lançamento do edital de licitação dos serviços, que deve englobar a Linha 7-Rubi da CPTM. Resta ainda um convênio por parte do Ministério da Infraestrutura.
Licitação para 2023
O atual governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia, em uma entrevista para o site Hora Campinas, admitiu que o leilão para a concessão do Trem InterCidades eixo-norte, entre São Paulo e Campinas, deve mesmo ficar para o ano que vem.
“Será uma PPP, uma parceria com setor privado e com grande participação de recursos do estado. Esse foi um trabalho que a gente realizou nesses últimos três anos, o projeto está pronto, nós estamos aguardando agora o último acordo com o Governo Federal em relação ao uso dos trilhos da estrada de ferro antiga, para que a gente possa colocar essa licitação logo no começo de 2023, para que o mercado se viabilize e a gente tenha a realização de um sonho.”