Quando anunciado na década passada, o monotrilho da Linha 17-Ouro tinha previsto três fases, sendo a primeira que segue em obras após dez anos entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, a segunda entre Morumbi e a estação São Paulo-Morumbi, e a terceira entre o a estação Washington Luís e a estação Jabaquara.
Depois, o Metrô inverteu os estágios, e a extensão até a região do pátio da Linha 1-Azul passou a constar como segunda fase, e por consequência, o eixo que cortaria a comunidade do Paraisópolis, a terceira.
Mas o relatório de empreendimentos da empresa, datado do mês de julho, retoma a discussão do eixo até a estação da Linha 4-Amarela na Avenida Francisco Morato, com uma novidade: a subdivisão de duas fases.
- Trecho 2 A Morumbi(exclusive) – Américo Maurano;
- Trecho 2 B Américo Maurano (exclusive) – São Paulo-Morumbi.
A futura estação Américo Maurano fica após a comunidade do Paraisópolis, e com a menção do trecho, a região que demanda de transporte coletivo de média e alta capacidade volta a ter a expectativa do atendimento. Mas os trechos não possuem data definida para obras, assim como a entrega do trecho prioritário em construção, constando como “em reprogramação“.