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Metrô SP

Sem escadas rolantes e 71 trens: mais detalhes da Linha 16 do Metrô de SP

Na semana passada, mais uma linha metroviária “do futuro” entrou para a lista de projetos que estão tendo contratados seus estudos mais aprofundados: a Linha 16-Violeta, que deve ligar a Cidade Tiradentes até a região da Oscar Freire nos Jardins.

Será uma nova ligação metroviária que vai servir como caminho auxiliar à linha 3-Vermelha, uma das mais cheias do sistema. O novo projeto é visto com um certo ceticismo por parte das pessoas que acompanham o noticiário de mobilidade, em parte por se tratar de um plano ambicioso, e em outra medida por fazer crescer a lista de projetos que formam a rede futura, junto com as ligações em obras inacabadas.

Em relação ao traçado divulgando anteriormente, a linha perdeu algumas estações e ganhou uma extensão a leste. Confira.

Super frota

Por falar em grandiosidade, de acordo com o presidente da estatal, Silvani Pereira, em um texto nas redes sociais,
serão 32km de extensão e 23 estações, integrando-se às linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, Linha 10- Turquesa e Linha 15-Prata, beneficiando 826 mil passageiros por dia. São mais passageiros esperados em relação a outras linhas futuras, como a 19-Celeste e 22-Marrom. Para atender toda esta demanda, serão necessários 71 trens e um pátio.

Linha premiada

De acordo com o dirigente da estatal, foram incorporadas diversas inovações durante o projeto diretriz, que inclusive foi reconhecido em evento realizado em Berlim na Alemanha este ano, na categoria “Melhor uso de tecnologia de baixo carbono”.

Sem escadas rolantes

A linha terá túneis e estações construídos através de tuneladoras de grande diâmetro; utilização de elevadores de grande capacidade nas estações de maior profundidade e menor demanda, em substituição às escadas rolantes; possibilidade de implantação de painéis solares para geração de energia; e definição de metodologia para intervenções de microacessibilidade no entorno das estações.

Estágio atual

A abertura das propostas do anteprojeto e estudo ambiental está marcada para o dia 24 de novembro de 2022. Após isso, será feito o projeto básico.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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