Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Relatório exclui extensão do monotrilho até o Hospital Cidade Tiradentes

O projeto diretriz da Linha 16-Violeta do Metrô, futuro eixo metroviário que fará a ligação entre a Cidade Tiradentes até Oscar Freire, foi divulgado na semana passada, junto com o edital de licitação do anteprojeto.

O documento de mais de mil páginas mostra diretrizes da implantação do novo eixo metroviário, além de informações sobre a rede futura da malha metroviária no ano de 2039.

O relatório não mostra a extensão da Linha 15-Prata entre Jacu-Pêssego e Hospital Cidade Tiradentes: “No cenário 49240, a estimativa de demanda para a Linha 16-Violeta é de 826,2 mil passageiros transportados por dia útil em 2039 e, para a rede de metrô, pouco mais de 10,0 milhões de passageiros por dia. A rede de metrô considerada no cenário 49240 é composta pelas linhas 1-Azul: Tucuruvi /Jabaquara, 2-Verde: Cerro Corá / Dutra, 3-Vermelha: Palmeiras-Barra Funda / Corinthians-Itaquera, Linha 4-Amarela: Taboão da Serra / Luz, Linha 5-Lilás: Jardim Ângela / Ipiranga, Linha 6-Laranja: Bandeirantes / São Joaquim, Linha 15-Prata: Ipiranga / Jacu-Pêssego, Linha 17-Ouro: Jabaquara / Congonhas / Morumbi (CPTM), Linha 19-Celeste: Anhangabaú / Guarulhos (Bosque Maia) e Linha 20-Rosa: Santa Marina / Pref. Celso Daniel-Santo André.” –  diz trecho do documento

Cenário crítico para monotrilho

Em outro trecho, o estudo mostra projeções “críticas” para a Linha 15-Prata do monotrilho, modal escolhido para o eixo de transporte da zona leste de São Paulo, que possui menor capacidade que um metrô pesado:

“As simulações confirmam que essas conexões possibilitarão um maior equilíbrio da demanda entre as diversas linhas ofertadas, diminuindo a sobrecarga nas linhas da rede futura. Neste cenário, destaca se a Linha 15-Prata, cujas simulações de demanda apontam valores de carregamento crítico muito acima de sua capacidade. Incluem-se também as estações Vila Prudente e Consolação / Paulista cujas ampliações e reformas em curso não serão suficientes para atender satisfatoriamente à demanda prevista, caso o número de conexões alternativas na rede não se altere.

Assim, os estudos de rede seguintes apontaram a necessidade de ampliação do escopo da Linha 16-Violeta, estendendo-a para o leste, para potencializar o aproveitamento das características inerentes ao modo metrô pesado adotado, fazendo a Linha 15-Prata manter-se em níveis adequados de demanda em relação ao seu potencial de oferta em horizontes futuros.”

Foto: Cálisson Nícolas

Reavaliação

Outro trecho cita uma possível reavaliação da Linha 15 em Hospital Cidade Tiradentes. “A alternativa adotada como extensão para a Linha 16-Violeta foi a Cidade Tiradentes, com a chancela da diretoria colegiada da Companhia do Metropolitano de São Paulo e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, uma vez que permitiria a reavaliação da extensão da Linha 15-Prata de Jacu-Pêssego até a estação Hospital Cidade Tiradentes, e por ser a alternativa que mais poderá contribuir com passageiros incrementais para a rede”.

Por outro lado, a conexão da Linha 15-Prata com a 16-Violeta em Cidade Tiradentes segue sendo exibida em publicações do presidente da estatal, Silvani Pereira, nas redes sociais:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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