O projeto diretriz da Linha 16-Violeta do Metrô, futuro eixo metroviário que fará a ligação entre a Cidade Tiradentes até Oscar Freire, foi divulgado na semana passada, junto com o edital de licitação do anteprojeto.
O documento de mais de mil páginas mostra diretrizes da implantação do novo eixo metroviário, além de informações sobre a rede futura da malha metroviária no ano de 2039.
O relatório não mostra a extensão da Linha 15-Prata entre Jacu-Pêssego e Hospital Cidade Tiradentes: “No cenário 49240, a estimativa de demanda para a Linha 16-Violeta é de 826,2 mil passageiros transportados por dia útil em 2039 e, para a rede de metrô, pouco mais de 10,0 milhões de passageiros por dia. A rede de metrô considerada no cenário 49240 é composta pelas linhas 1-Azul: Tucuruvi /Jabaquara, 2-Verde: Cerro Corá / Dutra, 3-Vermelha: Palmeiras-Barra Funda / Corinthians-Itaquera, Linha 4-Amarela: Taboão da Serra / Luz, Linha 5-Lilás: Jardim Ângela / Ipiranga, Linha 6-Laranja: Bandeirantes / São Joaquim, Linha 15-Prata: Ipiranga / Jacu-Pêssego, Linha 17-Ouro: Jabaquara / Congonhas / Morumbi (CPTM), Linha 19-Celeste: Anhangabaú / Guarulhos (Bosque Maia) e Linha 20-Rosa: Santa Marina / Pref. Celso Daniel-Santo André.” – diz trecho do documento.
Cenário crítico para monotrilho
Em outro trecho, o estudo mostra projeções “críticas” para a Linha 15-Prata do monotrilho, modal escolhido para o eixo de transporte da zona leste de São Paulo, que possui menor capacidade que um metrô pesado:
“As simulações confirmam que essas conexões possibilitarão um maior equilíbrio da demanda entre as diversas linhas ofertadas, diminuindo a sobrecarga nas linhas da rede futura. Neste cenário, destaca se a Linha 15-Prata, cujas simulações de demanda apontam valores de carregamento crítico muito acima de sua capacidade. Incluem-se também as estações Vila Prudente e Consolação / Paulista cujas ampliações e reformas em curso não serão suficientes para atender satisfatoriamente à demanda prevista, caso o número de conexões alternativas na rede não se altere.
Assim, os estudos de rede seguintes apontaram a necessidade de ampliação do escopo da Linha 16-Violeta, estendendo-a para o leste, para potencializar o aproveitamento das características inerentes ao modo metrô pesado adotado, fazendo a Linha 15-Prata manter-se em níveis adequados de demanda em relação ao seu potencial de oferta em horizontes futuros.”
Reavaliação
Outro trecho cita uma possível reavaliação da Linha 15 em Hospital Cidade Tiradentes. “A alternativa adotada como extensão para a Linha 16-Violeta foi a Cidade Tiradentes, com a chancela da diretoria colegiada da Companhia do Metropolitano de São Paulo e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, uma vez que permitiria a reavaliação da extensão da Linha 15-Prata de Jacu-Pêssego até a estação Hospital Cidade Tiradentes, e por ser a alternativa que mais poderá contribuir com passageiros incrementais para a rede”.
Por outro lado, a conexão da Linha 15-Prata com a 16-Violeta em Cidade Tiradentes segue sendo exibida em publicações do presidente da estatal, Silvani Pereira, nas redes sociais: