O transporte sobre trilhos no mundo pode alcançar grandes velocidades, como em alguns casos na China onde os trens chegam 350 km/h. O que determina a rapidez são basicamente três fatores: o modelo do trem, da via férrea o tipo de atendimento.
Não é viável, por exemplo, uma ferrovia de alta velocidade em um trecho curto, como em regiões metropolitanas, a exemplo de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Durante o governo Quércia, entre os anos de 1987 e 1991, houve uma tentativa revitalizar o transporte de passageiros sobre trilhos em longa distância. O trem chegou a 164 km/h, mas os trabalhos acabaram resultando no rompimento dos pantógrafos da locomotiva e queda da tensão elétrica do sistema devido à sobrecarga de energia.
Na atualidade, os sistemas ferroviários de passageiros não passam dos 100 km/h.
Confira:
8 – Trem Curitiba – Morretes: 25 km/h;
Trem destinado ao serviço turístico que opera no Paraná.
7 – Metrô Recife e VLT Rio: 50 Km/h;
Na sétima posição, um sistema metroviário e o VLT no centro do Rio dividem a o posto.
6 – VLT Natal: 60 km/h;
5 – Trem Vitória-Minas e Estrada de Ferro dos Carajás: 65 km/h;
Na quinta, os trens de longa distância do Brasil, sendo o primeiro com 905 quilômetros de extensão e o segundo com 892 km de extensão.
4 – Linha 5-Lilás: 75 km/h.
A linha que liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin tem a velocidade estabelecida a 75 km/h por questões de segurança, segundo fontes ouvidas pelo Via Trolebus.
3 – Linha 4-Amarela, SuperVia, monotrilho da Linha 15-Prata, MetrôRio, Metrô do Distrito Federal, Metrô do Recife, Metrô de Belo Horizonte, VLT de Santos, VLT de Maceió, VLT de João Pessoa- 80 km/h;
O maior grupo é na terceira posição, que engloba trens urbanos, metrô e VLT.
2 – Metrô de SP: 87 km/h;
O maior metrô e mais antigo do Brasil aparece na segunda posição.
1 – CPTM e Trensurb – 90 km/h;
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e a Trensurb de Porto Alegre estão na primeira posição com os trens mais velozes. No caso da CPTM, vale para todas as linhas administradas pela estatal.