Em mais uma obra que aumenta a estrutura rodoviária da região metropolitana de São Paulo, a SPObras, órgão da prefeitura da capital paulista, anunciou que está elaborando os projetos da ligação viária Graúna-Gaivotas, na zona sul.
De acordo com a empresa, o projeto consiste num novo sistema viário e travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings.
O empreendimento contará com ciclovia e terá integração com os corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará, Dona Belmira Marin, além do Terminal Urbano Grajaú e Linha 9-Esmeralda do sistema de trens metropolitanos.
Segundo um comunicado, a área de abrangência do projeto foi dividida em 03 segmentos. O segmento 1 compreende cerca de 1.700 metros de extensão, partindo da Av. Lourenço Cabreira/Av. Manuel Alves Soares até o final da Praça Ramires Ferreira. O segmento 2 continua do ponto do segmento anterior, seguindo em direção à linha de alta tensão existente, cruzando-a e iniciando a travessia através de uma ponte de 700 metros de extensão, terminando no cruzamento da Estrada Canal da Cocaia e Rua Cláudio Astaria. O segmento 3 possui cerca de 2.500 metros na Estrada Canal de Cocaia, Rua Rubens de Oliveira, Rua Pedro Escobar até Avenida Dona Belmira Marin (bairro Gaivotas).