Neste final de semana, os primeiros módulos das portas de plataforma foram instalados na estação Belém, na linha 3-Vermelha do Metrô. A parada é a segunda do eixo metroviário que liga as zonas leste e oeste a receber os equipamentos que dão mais segurança e organizam o embarque:
A próxima estação, que segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, deve receber os maquinários “nos próximos dias”, é a Corinthians-Itaquera.
Apesar da proximidade dos trabalhos nas duas estações, os equipamentos estão sendo instalados por empresas diferentes. Belém faz parte do contrato com o Consórcio Kobra. Já em Itaquera é a Alstom.
“Em reprogramação”
O Relatório de empreendimentos do Metrô, datado de julho de 2022, não arrisca prazos para instalação das portas de plataforma em estações da Linha 3-Vermelha.
No documento do mês anterior, em junho, havia prazo para instalação em pelo menos sete paradas. Em Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, eram esperadas para operaram em agosto e outubro, respectivamente.
Agosto também seriam os prazos de Belém e Bresser-Mooca. Já em dezembro, era esperado as fachadas de Pedro II, Carrão e Guilhermina-Esperança. Mas o novo documento mostra as sete estações com o status “em reprogramação”.