O Metrô de São Paulo está em fase de estudos da Linha 20-Rosa (Santa Marina – Santo André), sendo que a ordem de serviço para elaboração do EIA/RIMA do projeto foi emitida e com isso o consórcio deverá concluir o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental no primeiro semestre de 2023.
Na semana passada, a operadora anunciou que vai contratar o anteprojeto da Linha 22-Marrom, que vai ligar a estação Sumaré até Cotia.
Na lista de futura linhas, o número 21 em teoria foi pulado. Mas há lugar que ocupe a vigésima primeira ligação metroferroviária. Trata-se da Linha 21-Grafite.
O site Plamurb lembra que o eixo já teve seu traçado definido entre Pari a Nordestina, avenida importante da zona leste que liga São Miguel a Guaianases. Sabe-se também que a linha seguiria no eixo das avenidas Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. Foi estudado no passado inclusive para ser monotrilho, porém, o projeto de trem aéreo foi descartado. Mas a ideia de Metrô convencional seguia nos planos.
A linha 21, no entanto, não consta mais nos mapas da rede futura já há pelo menos quatro anos. O que não significa que o projeto esteja descartado. A própria linha 22 ficou de fora de projeções de 2019, e agora voltou aos holofotes com um trajeto estendido.
Importante destacar que o eixo da Avenida Celso Garcia/Amador Bueno da Veiga também foi alvo de estudo de um corredor de ônibus que nunca saiu do papel.
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