Fonte: Metrô de SP
Metrô SP

Mooca poderá abrigar pátio da Linha 16-Violeta do Metrô

Atualizado às 11h10

Nesta terça-feira, 13 de setembro, foi divulgando o edital de licitação do anteprojeto da Linha 16-Violeta do Metrô, que fará a ligação entre Oscar Freire até a Cidade Tiradentes.

Um dos anexos do edital mostra a possível localização do pátio de manutenção do novo eixo metroviário, na região da Mooca.

Segundo o documento “o projeto diretriz da Linha 16-Violeta prevê um espaço de 160.400 m² para o pátio Henry Ford, localizado na região da Subprefeitura da Mooca.”

O texto fala ainda que “a área apresenta uma topografia plana, próxima a planícies de inundação do rio Tamanduateí e do córrego do Ipiranga, circundada a oeste por trilhos do trem metropolitano, a norte pela rua Sarapuí, a leste pela avenida Henry Ford, e a sul pela rua Capitão Pacheco e Chaves.”

De acordo com a publicação, o pátio de manutenção Henry Ford está formado por 21 blocos, por 33 linhas (18 para estacionamento de trens, três para estacionamento e limpeza de trens, seis para manutenção de trens, uma para a máquina de lavagem, uma para o torno rodeiro, uma para estacionamento de veículos auxiliares, uma para solda de trilhos e três para manutenção de veículos auxiliares).

Parte da frota ficará estacionada na linha

O texto ainda menciona que cerca de 30, dos 71 trens previstos poderão ficar estacionados ao longo da via. A publicação lembra que esta caraterística está presente nas atuais linhas e que “introduzem flexibilidade operacional”.

Alterativas

O Metrô acabou estudando oito alternativas para abrigar o futuro pátio da Linha 16, conforma imagem abaixo:

Fonte: Metrô de SP

O Metrô considerou as alternativas 2 – Arno e 3 – Henry Ford como as mais adequadas para o pátio da Linha
16-Violeta pelas seguintes razões:

• Áreas extensas, capazes de atender a todas as facilidades para a linha completa;
• Composição de poucos lotes médios, facilitando os processos de desapropriação;
• Inexistência de ocupação residencial e ocupação irregular; população vulnerável não
identificada;
• Uso e ocupação da região compatível com a implantação e operação de pátio;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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