O Metrô de São Paulo, por meio do Diário Oficial do Estado, anunciou que vai contratar o anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom, eixo metroviário que vai ligar São Paulo e Cotia.
O texto cita a “prestação de serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha.”
Anteprojeto é um esboço ou conjunto dos estudos preliminares que irão constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo de uma obra.
O edital e todos os seus anexos vão estar disponíveis gratuitamente no site da companhia do metrô, www.metro.
sp.gov.br, a partir de 05 de setembro de 2022. Já a sessão pública de recebimento de documentos e propostas deve ocorrer no dia 17 de novembro de 2022.
A ligação entre as duas cidades nasceu como Linha 22-Bordô e já foi ventilado atendimento de monotrilho, Metrô convencional e até Veículo leve Sobre Trilhos – VLT. As últimas projeções da rede futura pressupôs uma linha partindo da região da Faria Lima e Pinheiros até Cotia, pelo eixo da Rodovia Raposo Tavares.
O atual governador de São Paulo e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, em seu plano de governo, cita a Linha 22-Marrom no “trecho que interliga a Zona Oeste da Capital (Sumaré) a Cotia, passando por Osasco.”.