O ano era 2014, e os três candidatos ao governo do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, Paulo Skaf e Alexandre Padilha prometiam levar a Linha 4-Amarela do metrô até Taboão da Serra. Na época, o eixo metroviário estava longe de chegar até a Vila Sônia, fato que só seria consumado em 2021, portanto sete anos depois.
Em 2022, os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas requentaram a promessa. Não se trata de uma grande extensão, com 2 ou 3 quilômetros a mais.
Mas o projeto ainda depende da finalização de uma negociação com a operadora ViaQuatro, que poderá assumir as obras em troca de um aditivo no contrato. A atual gestão tenta o feito desde o início do mandando em 2019, nos mesmo moldes do que ocorreu na extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela.
Já uma ligação de trem entre São Paulo e Campinas esteve presente nas falas dos candidatos em 2018. O plano de ligar os principais centros do estado existe há pelo menos duas décadas.
Na disputa atual, a ligação entre a capital paulista e Campinas é consenso como a prioridade 0, seguindo por Sorocaba.