A Marcopolo junto com a Sino-Synergy Hydrogen Technology Co – Sinosynergy estão desenvolvendo um ônibus rodoviário de combustível a hidrogênio para propulsão, de acordo com o site Sustainable-bus. O novo veículo foi apresentado em uma feira em Hannover.
De acordo com a publicação, em vez de um chassi convencional de fornecedores conhecidos como MAN, Scania ou Volvo, nenhum motor de combustão interna incluindo chassi foi usado como base. O ônibus chamado de “Hydrogen Fuel Cell Journey Coach”, está sendo produzido em conjunto com a fabricante brasileira a partir do modelo Audace 1050, que está sendo construído na China.
A empresa chinesa está fornecendo a tecnologia de célula de combustível, incluindo membranas e propulsão de célula de combustível, e a Feichi Bus em cooperação com a Allenbus está fornecendo o chassi do ônibus. A Danfoss contribuiu com o motor de acionamento (ímã permanente síncrono), armazenamento de bateria e tecnologia de conversão de energia.
O modelo Audace conta com 12m de comprimento (também disponíveis 11,9m, 12,3m ou 12,6m) entre-eixos de 6.100 a 6.650 mm, largura de 2,5m e altura de 3,7m.
O motor de propulsão tem uma potência nominal de 143 kW (pico 235 kW) e um torque nominal de 495 Nm (pico 720 Nm). A célula de combustível Sinosynergy (tipo G80-001) é complementada com quatro baterias de armazenamento CATL LiFeO (tipo lítio-ferro) . Quatro tanques de hidrogênio (atualmente projetados para 700 bar) no compartimento de bagagem do ônibus armazenam o hidrogênio.