Durante uma apresentação na 28º Semana de Tecnologia Metroferroviária, foi revelado um novo traçado do projeto da Linha 14-Ônix, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A apresentação foi da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O projeto do novo eixo já é conhecido na futura malha metroferroviária, mas acabou ficando de fora de projeções das operadoras, pelo menos nos croquis divulgados. Em março, a linha voltou a ser discutida.
Segundo o slide, a nova linha da CPTM está na fase de elaboração do termo de referência para a contratação do estudo funcional. Trata-se de uma fase inicial do processo de elaboração de um projeto de uma obra. Neste momento acontece a validação de uma ideia e a confirmação de uma solução para a atender à uma determinada necessidade nas diversas áreas da construção.
O traçado já havia sido revelado, mas na apresentação a Linha aparece maior e com mudanças:
- Ao invés de partir da estação ABC, a futura linha sairia do Jardim Irene, também em Santo André, e com mais linhas no segmento acrescentado;
- A linha passa pela Vila Luzita em Santo André;
- Cruza a Linha 12 em São Miguel Paulista, e não mais na futura estação União de Vila Nova.
- Na outra ponta, a linha vai até Bonsucesso em conexão com a futura estação da Linha 13-Jade. Anteriormente, a linha atenderia uma região mais a oeste de Guarulhos.
O futuro eixo que já foi cogitado para ser monotrilho e VLT, deve ter 39 quilômetros de extensão e 26 trens em operação.