O candidato do PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em entrevista à TV Globo, voltou a defender um projeto diferente da ideia da atual gestão na ligação ferroviária entre São Paulo e Campinas.
No plano atual, o serviço corre junto a via férrea existente com velocidade máxima de 120 km/h. “É um trem que vai operar na casa dos 160, 170 km/h. É um trem que é possível ligar duas cidades distantes, entre 100, 120 150 quilômetros uma da outra“, afirmou o ex-ministro da educação.
De acordo com candidato do PT, o projeto deve ser viabilizado por uma PPP e em seu eventual governo, haverá planos para mais extensões. “Campinas deve ser apenas um começo. Nós temos que introjetar a politica sobre trilho no estado de São Paulo.”. Em outras entrevistas, Haddad falou em liga São Paulo com Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
Mas, em uma eventual vitória, apenas o primeiro eixo poderá estar em obras em seu primeiro mandato. “Eu diria que as obras estarão no mínimo adiantadas. Porque eu tenho que licitar, tenho que contratar projeto, tem muitas tarefas a cumprir antes da obra começar.”