O Metrô de São Paulo lançou nesta semana a licitação para obras de extensão da Linha 15-Prata do monotrilho, da Vila Prudente até a Estação Ipiranga. Os inúmeros documentos mostram como será a ligação do transporte que vai permitir o acesso direto da Linha 15 com a Linha 10-Turquesa da CPTM, e que ainda deve aliviar a lotada estação que faz conexão com a Linha 2-Verde.
Caminho até o Ipiranga
No sentido oeste, as vigas que apoiam os monotrilhos devem primeiramente serem erguidas junto a pista da Avenida Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello no sentido bairro:
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Depois, a via cruza o Expresso Tiradentes e volta para lado da comunidade da Vila Prudente, ou na pista sentido centro. Nos documentos não é descrito se haverá algum tipo de desocupação por parte de habitações da comunidade lindeira. Mas as plantas a seguir mostram que os pilares serão próximos às habitações:
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Na imagem abaixo é possível ter uma noção de como será a extensão. Nota-se que dos dois lados há comunidades e percebe-se que o projeto foi pensado para ter o menor número possível de desocupações:
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Depois, o caminho do monotrilho segue ao lado da via de serviço de trens cargueiros e ao lado do Viaduto Grande São Paulo, até transpor a via férrea da CPTM:
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O Metrô pretende iniciar as obras de extensão em 2023, com previsão de entrega em 2025.