A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM classificou quatro empresas e consórcios para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão de projeto, fornecimento e instalação dos sistemas de sinalização CBTC e telecomunicações das linhas 10 e 11.
De acordo com comunicado postado no site da operadora, as propostas técnicas classificadas são: 1º lugar: Pólux Engenharia ltda; 2º lugar: Consórcio Tüv Rheinland – Future Motion – Benvenuto, composto pelas empresas Tüv Rheinland Ductor ltda., Future Motion Brasil Serviços de engenharia consultiva ltda. e Benvenuto engenharia ltda; 3º lugar: SMZ consultoria em automação e controle ltda; e 4º lugar: Consórcio TC composto pelas empresas Tekhnites Consultores Associados ltda e Copem Engenharia ltda.
As propostas passam então a serem analisadas pela CPTM. O novo sistema que controla os trens deve diminuir o intervalo, além de possibilitar a injeção de mais composições nos dois atendimentos.
A previsão da operadora é ter a nova funcionalidade em 2024. O contrato para instalação do CBTC foi assinado antes de 2010.