A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou que lançou o edital de licitação para a execução de obras civis para adequação de acessibilidade da Estação Aracaré, na Linha 12-Safira. A sessão pública será realizada em 18 de outubro.
“O projeto busca solucionar os problemas de acesso e mobilidade existentes, além de garantir que se cumpra o atendimento às recomendações previstas nas normas técnicas oficiais referentes à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência”, diz Pedro Moro, Presidente da CPTM.
O projeto para a reforma da parada prevê que a duração das obras seja de 24 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço – o que ocorre depois da licitação.
A estação é a única da Linha 12-Safira que ainda conserva a edificação da estação original, inaugurada em 1950, no entanto, não é tombada pelos órgãos de regulação do Patrimônio Histórico, e a CPTM deve promover a demolição do prédio principal, atualmente localizado entre as duas plataformas.
Haverá a construção de nova passarela pública de transposição e acesso, com conjunto de novas escadas e elevadores para que se garanta pleno atendimento às normas de acessibilidade. Também serão instalados elevadores, regularização geral do piso de maneira a garantir a altura adequada aos trens.