Ônibus

CCO do BRT de Salvador vai monitorar ônibus e motoristas

O BRT de Salvador deve ser acompanhando em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema. De acordo com comunicado da prefeitura, o centro tem o objetivo de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações, gerando fluidez durante as viagens.

O controle das operações será feito pelo CCO com as estações e ônibus do BRT, composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos. O local conta com dez funcionários, dentre coordenadores, supervisores, e operadores de câmeras e plataformas, que vão garantir o monitoramento da demanda.

Segundo o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, durante a operação o CCO do BRT estará constantemente em contato com os motoristas dos ônibus para alertá-los sobre quaisquer situações que possam interferir na operação durante o trajeto.

Divulgação

“Para manter a regularidade do sistema, os motoristas poderão se comunicar com o CCO através de mensagens predefinidas. Basicamente, o Centro de Controle encaminha uma mensagem referente a uma situação específica e o motorista, através de botões, poderá confirmar ou não aquela situação. Se confirmado, dependendo da gravidade do problema, o CCO pode encaminhar um supervisor ao local ou até mesmo enviar uma tratativa para ser aplicada naquele momento. Isso vai ajudar a manter a regularidade do transporte e garantir aos passageiros maior conforto e segurança durante a viagem”, afirmou o gestor.

“Além disso, a operação nos possibilita saber exatamente onde cada veículo está e quanto tempo eles vão levar para completar suas respectivas viagens. A cada três minutos, um ônibus sai do terminal – é um tempo de espera curto, tudo planejado para oferecer um transporte digno e de qualidade aos cidadãos. Nas estações também contaremos com o monitoramento do CCO, onde será possível observar todo o movimento de embarque e desembarque dos passageiros”, finalizou Muller.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus