O novo sistema de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, pode ficar pronto na Linha 3-Vermelha apenas em 2023, de acordo com declarações do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais.
“Também investimos na melhoria dos sistema de sinalização/controle dos trens. Esse sistema, chamado CBTC, permite injetar mais trens na via e consequentemente a redução do intervalo entre os trens. O sistema foi implantado na linha 2, estamos concluindo linha 1 e no próximo ano concluiremos a implantação na linha 3.” – disse o presidente da estatal.
A tecnologia vem sendo testada aos finais de semana na Linha 1 aos finais de semana, e fontes ouvidas pelo Via Trolebus falam que a funcionalidade pode passar a operar também em dias da semana em breve.
Entenda o CBTC
Os sistema possibilita uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.
Integra o sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.
O CBTC esta sendo implantado de forma a integrar outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Quando concluída, será possível que os trens operem sem condutores, no sistema driverless, o que não significa que de fato irá acontecer por envolver questões políticas.