Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Theodomiro Dias foram conhecer o CCO (Centro de Controle Operacional) da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Todo mês vem uma escola diferente.
O objetivo da visita é despertar a curiosidade dos futuros passageiros pelo sistema metroferroviário. E se depender da turma acompanhada pelo Via Trolebus, a meta foi alcançada, pela animação dos alunos no centro de controle operacional. A Professora Maria Luiza Silvia Carvalho falou sobre a empolgação dos visitantes. Disse que alguns deles nem dormiram pela ansiedade.
Ainda puderam conhecer como funciona a operação dos trens por meio do simulador, além de ver de perto o funcionamento da estação Vila Sônia. No local, conheceram as exposições instaladas em parceria com instituições renomadas, além de um painel elaborado a partir de desenhos dos próprios alunos. Na visita os futuros passageiros assistiram palestra que abordou a depressão e bullying.
“País rico não é aquele que pobres andam de carro, mas sim aquele que ricos andam de transporte público.”, diz a frase amplamente usada em artigos sobre mobilidade urbana. E porque não incentivar os passageiros do futuro ao uso correto do transporte, e melhor, mostrar o meio de locomoção por dentro.