O governador de São Paulo e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, em entrevista a Rádio Bandeirantes, afirmou que a concessão do Trem InterCidades, no eixo entre São Paulo e Campinas, deve ser a maior parceira público privada – PPP do Brasil, com investimentos de mais de R$ 10 bilhões, sendo 80% do estado.
Havia a expectativa de que o edital de licitação seria lançado em agosto, e o atual governador, em outras entrevista, havia informado que lançaria a concorrência até o final deste ano. Já nesta sabatina, Garcia evitou estimar prazos limitando-se a dizer que implantaria o trem em sua próxima gestão.
Trem poderá ficar pronto até 2030
Um comunicado da secretaria dos Transportes Metropolitanos de um ano atrás apontava que o serviço teria o prazo de implantação de até sete anos, a partir da assinatura do contrato, podendo ser entregue antes.
“O prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC em 4 anos.”– diz a nota.
O Trem InterCidades terá 100 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo. A expectativa é de atender até 60 mil passageiros/dia em todos os serviços.