Quanto custaria alugar a estação da Luz ou um trem da CPTM para a realização de uma campanha publicitária ou evento? A empresa que opera o serviço por 196 quilômetros de trilhos na Região Metropolitana de São Paulo, disponibiliza, por meio de sua Gerência de Novos Negócios, serviços de arrecadação de recursos que não estão relacionados a tarifa, e por curiosidade, analisamos o Mídia Kit da CPTM, que responde as questões levantadas no começo do texto.
O documento diz que o perfil dos passageiros é predominantemente definido por pessoas com idade entre 18 e 44 anos, em cerca de 78%. 77% utilizam a empresa de forma habitual e para ir ao trabalho. 60% dos passageiros são mulheres.
As estações estão classificadas em quatro grupos, provavelmente pelo volume de passageiros. O chamado grupo especial, ou a cereja do bolo, conta com as estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda.
A Luz é a estação mais cara em vários aspectos, sobretudo pela sua riqueza arquitetônica. Se a empresa quiser utilizar a estação da luz para uma sessão de fotos ou vídeo pelo período de quatro horas, ela aterá que desembolsar a quantia de R$ 29.960. Já as demais estações fica em R$ 14.980. O mesmo valor vale para caso a empresa queira utilizar um trem para o trabalho.
É possível realizar atividades promocionais como desfiles, eventos temáticos, performances, shows, festas, lançamentos, entre outros, em trens e/ou estações. Quando se tratar de imóvel tombado, a realização de eventos depende de autorização prévia, conforme Resolução do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Na Luz, o valor é de R$ 75.221 e nas demais estações, R$ 37.611. Nos trens, o valor é de R$ 37.535.
O documento não diz, mas poderá haver restrições para os eventos, uma vez que as ações não poderão impactar na atividade principal da companhia, que é o transporte de passageiros. Então seria impensável, por exemplo, fechar uma estação no pico.