Construtoras contratadas pelo Metrô de São Paulo iniciaram uma nova etapa na construção da futura estação Anália Franco, na expansão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha.
De acordo com o presidente da companhia, Silvani Pereira, foi iniciada uma nova etapa da concretagem da laje de cobertura. “A previsão é utilizar 40 caminhões betoneira e 1.157m³ de concreto nas 11 horas de concretagem. Serão utilizadas duas bombas do tipo lança com capacidade de 120,00 m³/hora.” – informou Silvani.
A futura parada que ficará entre as avenidas Regente Feijó e Abel Ferreira está sendo construída por meio do método VCA – Vala a céu aberto invertido. “A vala é concretada como se fosse um “U” de cabeça para baixo, com a preparação das paredes e a concretagem da laje superior, dando mais estabilidade para a escavação”.
Três plataformas
A estação terá uma terceira plataforma para estratégia na operação. “É neste local onde será construída uma terceira plataforma, que vai permitir o retorno dos trens, aumentando a eficiência operacional e toda a linha”, diz Silvani.
Significa que poderão haver trens estratégias operando a partir de Anália Franco, sobretudo no horário de pico. A previsão é inaugurar o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa, passando por Anália Franco, em 2026.