No trecho entre Vila Prudente e Penha, que futuramente será coberto pela Linha 2-Verde do Metrô, a estação Orfanato é a próxima parada depois da estação que integra a linha com o monotrilho.
A escavação do poço da futura Estação foi concluída, segundo o presidente da estatal Silvani Pereira. “Foram aproximadamente 60 mil metros cúbicos de terra removidos em 273 dias. As próximas etapas serão o lastro de concreto magro, poço de recalque, impermeabilização e montagem da armação da laje de fundo, após a execução do lastro de brita”.
O poço da futura parada que tem o mesmo nome de uma rua da região, tem 46 metros de profundidade mais o rebaixo central, de 3m, para o poço de recalque, diâmetro de 44 metros na sua base e 40 metros na sua borda.
A estação terá plataformas laterais, e previsão de entrega para meados de 2026. Em 1916 a rua ganhou esse nome por conta de um Orfanato que foi dirigido por muitos anos pela irmã do padre Marchetti, Irmã Assunta Marchetti. Após seu falecimento, o Orfanato de Vila Prudente foi rebatizado com o seu nome (Casa Irmã Assunta Marchetti). Atualmente funciona como abrigo misto, recebendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social encaminhados pela justiça.