Fernando Haddad, candidato do PT ao Governo de São Paulo, falou a respeito da ligação ferroviário de passageiros entre São Paulo e Campinas. O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo defendeu um modelo de trem mais rápido do previsto pela atual gestão. As falas foram durante sabatina na Rádio Bandeirantes.
“Eu não quero vender ilusões porque a gente sabe que uma ferrovia de média velocidade, não pode ser um trem bala porque a distância não permite, tem que ser um trem que vai rodar a 160 ou 180 km/h, que é muito bom. Vai fazer o trajeto de São Paulo a Campinas sem trânsito e vai chegar na capital rapidinho, em menos de uma hora, é o que as pessoas querem. E vou te dizer mais: não adianta construir rodovia mais. São Paulo não comporta mais rodovia”, disse à rádio.
A gestão de Rodrigo Garcia (PSDB) que comanda a pasta dos transportes metropolitanos e empresas de mobilidade, no entanto, articulam uma licitação para concessão do projeto chamado Trem InterCidades, que prevê velocidades menores da defendida pelo candidato do PT. O TIC deve aproveitar o trecho atual da ferrovia entre São Paulo e Campinas, o que não permite velocidades superiores a 120 km/h. Já o ex-prefeito, no entanto, não citou como viabilizaria um trem de média velocidade.
CPTM projetou trens mais rápidos que o previsto
Sorocaba divide com Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista, os maiores fluxos migratórios entre regiões metropolitanas em direção a Grande São Paulo. Antes da concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, havia a expectativa de que os editais contemplassem a implantação do trem entre a capital paulista e Sorocaba pelo poder privado.
Mas o grupo CCR e Ruas, que venceram a licitação, não contam com esta obrigação. Caso o poder público decida por implantar o atendimento, o novo operador deverá apenas manter o serviço.
A expectativa foi gerada já que as duas localidades são ligadas por ferrovias, e no passado abrigava um eixo de transportes de passageiros, até meados dos anos 90.
Nova ferrovia
Os antigos traçados ferroviários nem sempre podem significar um atendimento competitivo nos dias atuais. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM chegou a estudar uma ferrovia paralela ao eixo existente, com menos curvas, o que tornaria o atendimento mais atrativo, conforme documento de uma audiência pública que chegou a ser realizada na década passada:
Um “TIC” melhorado
Com o traçado otimizado, o trem cobriria o trecho em 51 minutos, contra os atuais 1h20 de automóvel pela rodovia (medição feita às 10 horas desta segunda-feira, 1º de novembro de 2021, emenda de feriado). Ou seja, quase 30 minutos de diferença. Na configura proposta, os trens poderiam chegar até a 160 km/h.
O projeto atual do Trem InterCidades entre Campinas e São Paulo, que deve utilizar a ferrovia atual, prevê viagens de 1h04 minutos. De carro, o usuário gasta em torno de 1h10 (mesma medição utilizada acima). Na configuração proposta, os trens poderão chegar até a 120 km/h.
Dados operacionais do antigo projeto SP-Sorocaba:
- 87,65 km de extensão em Via Dupla;
- Previsão de 4 Estações – Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba;
- Velocidade comercial de 160 km/h;
- Tempo de viagem estimado entre São Paulo e Sorocaba de 51 minutos;
- Intervalo previsto de 15 minutos entre trens;
- Total de 54 viagens estimadas por dia