Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2022, o Governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, disse que “será assinado o contrato” para extensão da Linha 4-Amarela do metrô de Vila Sônia e Taboão da Serra.
Garcia não deu detalhes, mas há tratativas entre a administração estadual e a concessionária ViaQuatro sobre a extensão, provavelmente por meio de um aditivo.
De acordo com nota do governo estadual, serão mais 3,3 km de extensão e duas novas estações: Dumont Villares (antiga Chácara do Jockey) e Taboão da Serra. A previsão para a finalização do projeto funcional, que prevê a coleta de informações e definições sobre o trecho, é para ainda este ano.
Desde dezembro de 2019 representantes do governo falam em negociar a extensão com a operadora da Linha. Não há por enquanto detalhes dessa negociação, mas uma das hipóteses é que a obra seria tocada em troca de prolongamento no tempo de concessão da empresa do grupo CCR. Situação similar ocorreu com a ViaMobilidade, que deve tocar a extensão da Linha 5 até o Jardim Ângela.