Um ramal ferroviário de 166 km foi construído para conectar a nova mina de minério de ferro Gudai-Darri da Rio Tinto em Pilbara, uma grande região seca e de baixa densidade populacional localizada no oeste da Austrália Ocidental, a sua rede de transporte pesado de 1.700 km, que é operada com trens sem maquinista do consórcio AutoHaul.
O primeiro trem carregado funcionou em junho, com a produção programada para atingir a capacidade total em 2023. A 17ª mina de minério de ferro da Rio Tinto foi desenvolvida a um custo de capital de A$ 4,3 bilhões. Tem uma vida útil prevista de mais de 40 anos e uma capacidade anual de 43 milhões de toneladas.
Além de ser atendida pelos trens autônomos, a nova mina conta com caminhões autônomos de transporte e pipa, robótica para o laboratório de amostragem de minério e distribuição de peças na oficina e uma fazenda solar fotovoltaica de 34 MW.
A Hitachi Rail é a líder técnica do consórcio, e forneceu a tecnologia de bordo e centro de controle, equipamentos de via, estações e software de interface de operação de trem automático para controle de locomotivas, segurança de passagem de nível e rastreamento de localização.