A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM habilitou empresas para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão de projeto, fornecimento e instalação dos sistemas de sinalização CBTC e telecomunicações para as linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
De acordo com comunicado da operadora, foram habilitados os Consórcio Tüv Rheinland – Future Motion – Benvenuto – 10/11, composto pelas empresas Tüv Rheinland, Future Motion e Benvenuto, além da Pólux Engenharia e Consórcio Tc, composto pelas empresas Tekhnites Consultores Associados e Copem Engenharia.

A sessão pública destinada à abertura dos envelopes “b” (proposta técnica), observadas as condições previstas no edital, ocorrerá no dia 08 de setembro de 2022.
O CBTC por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control, em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. Além de aumentar a capacidade de transporte da linha, o CBTC reforça a segurança.