A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou que, após ações na Linha 10-Turquesa, o tempo de deslocamento entre o Brás e Rio Grande da Serra caiu cerca de 13 minutos.
De acordo com a operadora, uma série de ações permitiu a redução no tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021. Houve a troca da frota, e atualmente os trens das séries 8500 e 9500, entre os mais novos da companhia, prestam serviços.
Destacamos ainda a implantação do Serviço 710 (que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás), agilizando as partidas em Brás. Há, no entanto, dúvidas sobre a continuidade do serviço por conta da concessão da Linha 7-Rubi.
Outras ações estão a mudança de embarque da plataforma na estação São Caetano, que passou a atender a via central da parada, sem a necessidades de redução de velocidade para troca de via. O tempo de parada nas plataformas foi readequado para 30 segundos nas estações maiores e 15 segundos nas menos movimentadas.
Há, entretanto, outras melhorias aguardadas pelos passageiros, e que podem melhorar ainda mais o tempo de viagem. É notado, por exemplo, lentidão permanente dos trens no sentido Jundiaí, entre Santo André e Prefeito Saladino.