Divulgação
CPTM

CPTM desenvolve escada para desembarque de trem em caso de avaria

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro apresentou, por meio das redes sociais, um novo equipamento que poderá ajudar no transbordo de trens avariados entre as estações. O equipamento é um pouco diferente do apresentado pela operadora em maio.

Há casos na operação dos transportes metroferroviários em que um trem pode ser impossibilitado de seguir viagem, seja por uma avaria, ou por agentes externos, como por exemplo queda de objeto na via.

Divulgação

Segundo Moro, a trata-se de uma prancha/escada que será utilizada para transbordo de passageiros entre trens em situações de emergência operacional.

As equipes avaliaram as distâncias seguras entre as composições, o desnivelamento e superelevação da via. Por isso, o tamanho da prancha, apresentada em maio, era padrão com medidas entre 0,80 metros de largura x 2,20 metros de cumprimento. Para casos com distâncias maiores, a escada móvel entra em ação.

O equipamento é articulado e o material principal de construção é o polímero reforçado com fibra de vidro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus