Uma extensão do Metrô de Salvador por meio de um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT foi apresentado ao Governo do Estado. A análise e projeto é da concessionária CCR Metrô Bahia, e o VLT ligaria o bairro de Piatã, em Salvador, a São Luiz, no município de Simões Filho.
De acordo com o site Bahia Notícias, seriam 20,4 km de extensão, seguindo pelos corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e a BA-528 (Estrada do Derba) – conjunto de avenidas conhecido com o Linha Vermelha. O novo sistema seria integrado ao metrô e ao monotrilho (VLT).
De acordo com a publicação, o trem leve deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo – que dependeria da duplicação da BA-528 – seria entre Águas Claras e São Luiz. O VLT teria 27 trens, com capacidade para transportar 400 passageiros cada.
Ao site da Bahia, a CCR disse que, em conjunto com o poder concedente, “sempre avalia o impacto da mobilidade urbana na região metropolitana de Salvador onde há potencial integração com o metrô”.