Trens Regionais

62 carros chineses de trem de passageiros da Vale devem chegar a partir de 2024

A Vale encomendou 62 novos carros de passageiros da CRRC Sifang, com previsão de entrega a partir de dezembro de 2024. O pedido inclui carros de restaurante e gerador, bem como veículos de bagagem.

A empresa deve promover melhorias em seus serviços de passageiros nos termos dos contratos de renovação antecipada de concessão assinados em dezembro de 2020.

A empresa deverá ainda operar dois trens de passageiros por dia durante a alta temporada a partir de 2025. Os vagões fabricados na China passarão a integrar a atual frota de passageiros da Vale, construído pela empresa romena Astra Vagoane Calatori sob um contrato que data de 2012.

Mas a compra foi alvo de críticas por parte de indústria nacional. O SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) chegaram a lançar um manifesto público sobre a aquisição de trens anunciada pela Vale.

“A carta mostra indignação das entidades, depois de todo apoio político da indústria nacional e tantos anos aguardando pedidos, inclusive apoio financeiro, para a viabilização das renovações antecipadas.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus