Ônibus elétricos que recebem cargas rápidas de energia para se deslocarem. Alguns contam com a famoso pantógrafo de trem no teto do veículo para a rápida capitação. Mas se o sistema ferroviário “emprestou” o equipamento para os coletivos, dessa vez sistemas sobre trilhos testam a tecnologia já usava no transporte sobre pneus.
O fornecedor Furrer+Frey apresentou seu sistema encomendado para o projeto “Very Light Rail National Innovation Centre“, sistema de trem “super leve” em Dudley, uma cidade no condado de Midlands Ocidental, Inglaterra.
A funcionalidade permitirá o teste da capacidade de carregamento rápido automatizado do protótipo do veículo Very Light Rail construído para testes na Inglaterra.
O carregador de 450 kW foi originalmente projetado para uso com ônibus. Possui um pantógrafo que desce por cima, em vez de um instalado no teto do veículo, e pode recarregar as baterias do veículo em 3 minutos nas paradas programadas ou no final das rotas.
Isso permite o uso de baterias mais leves e elimina a necessidade dos veículos serem conectados manualmente nas garagens por longos períodos de carregamento.