VLT

VLT “inteligente” de São Petersburgo para veículo em situações de perigo

São Petersburgo passou a contar com Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT chamados de “inteligentes“. Trata-se de uma tecnologia de assistência ao operador que pode ajustar automaticamente a velocidade dos trens.

São os primeiros veículos da série 71-923M Bogatyr com dois carros fornecidos pela PK Transport Systems e equipados com um sistema ativo de segurança e assistência ao maquinista que entraram em operação na cidade Russa.

O sistema fornece detecção contínua de objetos na via, avisando o motorista se uma colisão prestes a ocorrer e parando o veículo se nenhuma ação for tomada. Também é capaz de impor um limite de velocidade seguro, evitando que o motorista ultrapasse a velocidade predefinida. Além disso, pode oferecer informações sobre as condições da infraestrutura, como danos ou entupimento de trilhos, semáforos quebrados, fios de contato caídos ou árvores caídas.

Os primeiros VLTs entraram em serviço na Linha 24, que vai do sudeste ao centro da cidade. Até o final do mês serão mais 10 VLTs. A PK Transport Systems está fornecendo 77 veículos 71-923M e 61 trens 71-931M Vityaz M de três seções. A entrega será concluída em novembro de 2023.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus